04/05/2015

Brindando com chá novas brisas



Por Annie Walker, 14/04/15, às 18h30

Ocorreu, na Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, no IFRJ Campus Nilópolis, no dia 25 de março, o 1º Chá Literário produzido pelo Projeto de Extensão Brisa Literária. O evento começou às 10 horas com abertura realizada pelas produtoras Annie Wallker, Meire Nascimento e a coordenadora do projeto prof. Bárbara Santos, conhecidas como Briseiras (referência ao nome do projeto). Elas apresentaram as propostas do projeto e as Bibliotecárias Cássia Santos, coordenadora da Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, Cíntia Paiva e Josiane Pacheco, também responsáveis pelo espaço.

    Após a abertura, deram início à apresentação musical do Coral IF I Sing, constituído por alunos da
Coral IF ISing
graduação e do ensino técnico do IFRJ - Campus Nilópolis. No repertório apresentado, canções como Let go e Carinhoso mostraram a versatilidade musical do grupo regido por Breno Brito. Após apresentação do coral, os participantes tiveram uma sessão-pipoca com a exibição do Filme "Escritores da Liberdade", filme de Richard LaGravenese que narra a história de uma professora idealista que conquista o coração rebelde de jovens alunos com os mais diversos problemas familiares.


Alunos sobem ao palco e animam o evento
na batalha de improviso
          No turno da tarde, a Batalha de versos, apresentada pela Prof. Bárbara, foi a atividade mais esperada da programação. A atividade contou com a presença do produtor cultural Djoser Botelho, um dos idealizadores da Roda Cultural de Botafogo, os Mc's Fernando França e Sandy Monteiro, e o rapper e também produtor cultural Petter de Oliveira, da Agência Tudo Nosso. Além de compartilharem suas diferentes experiências com o rap e a literatura, mediaram uma batalha de improvisos com os alunos.
Viviane Mury, no comando da Roda
de bate-papo
      Com a Prof. Viviane Mury a fantasia ganhou espaço e o mundo dos livros maravilhosos e fantásticos também. Uma roda de bate-papo delineou o caminho do insólito desde os best-sellers Game Of Thrones e Percy Jackson aos brasileiríssimos José J. Veigas e Murilo Rubião. O diálogo proporcionou novas leituras dessas obras e autores, num clima descontraído ao sabor de chás, digamos, diferentes, com gosto de Alice no país das Maravilhas, ou aroma de Harry Potter...

  
Prof. Vitor Bastos lançando seu livro
     No final da tarde, os professores da Licenciatura em Física invadiram o palco e foi vez do lançamento do livro “Experimentos e videoanálise – dinâmica”, do Prof. Vitor L. Bastos de Jesus. Tendo como mestre de cerimônia Alexandre Mendes e a participação do coordenador do curso Almir Santos. Após o lançamento da obra, houve uma sessão de autógrafos com livros que estavam sendo vendidos durante a atividade. 

      Para fechar o evento, o Brisa Literária e os  professores de Física, em parceria, ofereceram um coquetel para os presentes. 
Da esquerda para a direita, o MC Sandy Monteiro, Annie Wallker , Bárbara Santos, Wallace Nunes (diretor do Campus Nilópolis),  Alder Oliva, Djoser Botelho e o MC Fernando França.
Abertura do evento
Rappers apresentam seu trabalho para alunos do IFRJ
Batalha de versos


Reportagem feita pela Assessoria de Comunicação do IFRJ sobre o Chá Literário:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Site do Brisa