30/05/2015

Josi Pacheco revela sua Felicidade clandestina no Minha Brisa


Por Josiane Pacheco, 30/05/15, às 12h57

   Em uma Oficina de Contadores de História na Casa da Leitura em Laranjeiras eu fui apresentada à Felicidade clandestina, de Clarice Lispector. Foi uma história contada e me fez viajar nas palavras de Clarice. Uma narradora em primeira pessoa conta sobre uma menina apaixonada por leitura que tem uma “amiguinha” cujo pai é dono de uma livraria.



       
   O conflito começa quando nossa protagonista descobre que a “amiguinha” tem o livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, e quer tomá-lo por empréstimo. Ela enfrenta diversas dificuldades porque a “amiguinha” sempre dá uma desculpa para não emprestar-lhe o livro e nisso passam-se dias...
   A mãe da “amiguinha” percebe que todos os dias a menina vai à sua casa e um belo dia entende o que acontece, chama a atenção da filha, manda que ela vá à estante e pegue o livro (que de lá nunca havia saído). Assim, ao emprestá-lo finalmente à nossa protagonista, a mãe diz : “Pode ficar com ele pelo tempo que quiser”. Nossa amante de livros sai feliz da vida abraçada com ele, que passa a fazer parte da sua vida.
   O interessante é que Clarice nessa obra promove a divulgação de uma outra obra, no caso as Reinações, que, para quem gosta de literatura, é maravilhoso!!

   Os contos da Clarice Lispector sempre me encantaram. Eu, que antes era APAIXONADA por livros, por causa de Felicidade Clandestina, me transformei em AMANTE da leitura.

    O livro homônimo tem outros contos ótimos. Vale a pena conferir!

    É só procurar na seção de literatura da biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa. 

   Anota aí a localização dele: 821.134.3(81)-34 L771f


Fontes das imagens:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Site do Brisa