15/12/2014

Contos e crônicas para ler sempre

Por Bárbara Santos, 15/12/2014, às 17h31

Fonte: Editora Objetiva
          Contos e crônicas para ler na escola (Objetiva, 2009) é para ler na biblioteca, em casa ou em qualquer lugar. Ótima opção para leitores dados às pequenas (e surreais) aventuras do cotidiano. 

     No melhor estilo "baiano-carioca" de João Ubaldo Ribeiro, seu sotaque literário está no humor simples do corriqueiro e vulgar, como em “Dialogando com o público leitor”, crônica em que aborda a imagem do escritor célebre e ao mesmo tempo inacessível ao seu leitor mais cativo (e oportunista...). Irônico e sarcástico na medida, João Ubaldo compartilha questões familiares universais, como a sexualidade dos adolescentes em “A formação do jovem”, com perguntas que “arrupeiam”! 

     Como se vê, ou melhor, como se lê, o escritor nos oferece um bom tempero baiano a qualquer hora e refeição. Experimente “Aventuras naturais” em Contos e crônicas para ler na escola na Biblioteca Carlos Alberto Barbosa. Anota aí: 821.134.3(81) - 34 R484c.
              Sétimo ocupante da Cadeira no 34 da Academia Brasileira de Letras desde 1993, João Ubaldo nos deixou em julho de 2014. Porém, não sem um projeto, uma série de textos sobre a boemia carioca: Noites lebloninas, lançada com selo Alfaguara em novembro deste ano. Da obra o escritor terminou apenas dois dos contos, cujo narrador é um porteiro do Baixo Leblon que tudo vê e tudo escuta. Ficou curioso? No site da Objetiva você pode ler algumas páginas do livro em PDF. Clique aqui para acessar a página.

FONTE:
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=702&sid=319
http://www.objetiva.com.br/livro_ficha.php?id=1487

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo Site do Brisa